É de conhecimento geral que a pandemia de covid-19 impactou diversos setores da economia, entre eles, a indústria automotiva. Com medidas de isolamento decretadas, a baixa circulação de pessoas gerou estagnação no mercado. Contudo, o perfil dos consumidores mudou. Os serviços de entrega a domicílio ganharam destaque com o objetivo de garantir itens indispensáveis para o dia a dia. Por esse motivo, o aumento na demanda por motocicletas e utilitários foi significativo entre aqueles que buscavam por outra fonte de renda.

Com isso, o comércio de automóveis também passou por uma revolução digital. As concessionárias precisaram atualizar a sua presença virtual e aderir de vez ao e-commerce. Segundo relatório do Google divulgado no primeiro semestre deste ano, quase 20% dos consumidores teriam comprado um automóvel durante a pandemia se tivessem a opção de fazer a compra pela Internet.

Um exemplo deste movimento é a Sun Motors. Tradicional no mercado automobilístico, a representante da marca KIA em Porto Alegre há 28 anos foi uma das empresas que decidiu se reinventar e explorar novos nichos em busca de garantir inovação, economia e lucro para estes empreendedores.

Seja por meio do seu próprio negócio ou então no setor de delivery, o grupo agora conta com opções de automóveis capazes de gerar renda com baixas parcelas, como é o caso da novidade na franquia: as motos. De acordo com o diretor da Sun Motors Kia e Suzuki, Jefferson Furstenau, é essencial estar sempre atento às mudanças e demandas que existem na sociedade, principalmente nas vendas online.

A Sun Motors, há 28 anos no mercado representando a KIA, sempre se caracterizou pela inovação. Mas em meio à pandemia veio a necessidade de se reinventar ainda mais. Como surgiu a ideia de expandir as vendas para outros setores?

Nós tivemos que rapidamente nos reinventar e aprender a trabalhar com vendas virtuais. E a partir deste momento, vimos uma queda na venda dos veículos de passeio e um crescimento na comercialização do nosso utilitário, o Bongo, uma camionete utilizada para transporte de mercadorias, food truck e show room. Foi então, neste momento, que percebemos uma lacuna neste setor de delivery e nós tínhamos a solução. Por isso, buscamos alternativas no mercado para atingir mais economia, com valores menores e que tivesse mais agilidade no trânsito. Buscamos, então, uma marca de motos para representar o segmento de duas rodas com foco também no motoboy, mas com custo mais baixo e agilidade. Ou seja, a gente logo se adaptou para atender este mercado que estava em rápido crescimento.

E como você enxerga o impacto deste tipo de ação para o mercado? Até mesmo com a possibilidade de gerar novos empregos?

Nós visualizamos uma mudança no comportamento do consumidor – e não só isso, mas um número de pessoas que perderam o seu emprego, perderam o seu trabalho, o seu negócio e gostariam de se recolocar no mercado de uma forma eficiente, eficaz e que gere renda. Para suprir essa demanda, buscamos o segmento do Bongo, que já era um produto existente dentro da nossa família, mas que reinventamos com características de trabalho. Como também buscamos alternativas de transportes rápidos com a entrada de motos, vemos que isto tudo pode gerar maiores oportunidades de trabalho. O que viemos fazer é garantir oportunidades.

Quais são as opções mais indicadas para quem já tem ou quer começar um negócio que necessite de mobilidade?

Quando falamos da nossa camionete, o Bongo, nós temos uma infinidade de utilizações para o modelo. Entre as suas utilizações está o transporte de carga, como materiais de construção, gás e vidraçarias, ou com o baú fechado, o deslocamento de diversos outros materiais, como compras feitas pela internet. Ainda existe a opção de utilizar o veículo para começar o próprio negócio ao montar uma loja móvel ou um food truck. Esse modelo de carro possibilita que, com criatividade, ele seja utilizado até para uma plataforma de reboque. Já com as motos, o principal é ter agilidade, economia, um preço baixo de manutenção e uma prestação abaixo de R$ 500 para obter a sua própria renda. Desde o delivery como motoboy até atender a sua própria empresa. 

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E para o consumidor, quais são as vantagens e facilidades para investir em algum destes modelos?

A grande vantagem do nosso cliente é a oportunidade de virar o seu próprio patrão, sem a necessidade de colocar R$ 1 de entrada. Você pode financiar um dos veículos, sem entrada, em até 60 vezes, e dele tirar o seu sustento. Essa é a grande jogada, você passa a ter um emprego, em que não colocou dinheiro, como o seu próprio patrão. 

Em relação à pandemia, quais foram os principais impactos que vocês sentiram no setor automobilístico? O Grupo sentiu muitas mudanças em relação ao comportamento do consumidor?

Bom, a principal mudança ou impacto que nós tivemos aqui com o nosso consumidor foi que ele deixou de frequentar o nosso show room. Os consumidores passaram a fazer uma negociação antecipada pela internet, ou WhatsApp, em que acontece o primeiro contato com o vendedor, optam por um modelo, fazem uma pesquisa, uma pré-avaliação do seu usado para dar na troca e a simulação de seu financiamento, tudo por meios eletrônicos. Quando o cliente vem para a loja, ele chega com uma média de 80% de decisão de compra, apenas para realizar o test drive e acertar os valores que já estavam pré-negociados. Sendo assim, no momento atual, o vendedor fica muito mais tempo sentado em frente ao computador ou em seu celular fazendo as negociações. Outra mudança que notamos é que esse consumidor não quer mais sair de casa para fazer a revisão do automóvel. Para isso, nós temos uma oficina móvel completa montada em um Bongo que passou a ter a sua utilização intensificada e nós vamos até a casa do consumidor fazer a revisão do carro, sem que ele precise sair de casa. 

E qual a necessidade de estar em constante inovação e reinvenção dentro deste setor?

O setor automobilístico é muito rápido em relação às mudanças e evolução de tecnologias. Atualmente, a própria Fórmula 1 possui uma pista de provas para testar estes avanços. E nós não podemos ficar de fora disso. A reinvenção, como empresa, para atender a demanda por tecnologia é uma das coisas que está mais latente no consumidor. Por outro lado, não queremos perder o carinho, o tapete vermelho, a atenção no relacionamento. Desta forma, o nosso trabalho é estar atento às inovações, mudar constantemente e determinar rumos diferentes sem perder a relação próxima das pessoas que já apostaram na nossa marca, em nossa concessionária, nossa empresa e em nossa assistência técnica, que é um dos pontos fortes da Sun Motors. Queremos continuar apostando nisso, mas com constantes novidades. Seguimos atentos a tudo que está acontecendo no mercado para trazer o mais rápido possível para o nosso cliente.


FONTE: GZH ECONOMIA

https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/conteudo-de-marca/2021/08/sun-motors-se-reinventa-para-gerar-novas-oportunidades-de-trabalho-ckt04efmh002y013bidlhyb1h.html