A paciência é uma virtude, e os orientais sabem disso como poucos. No caso da Coreia do Sul mais ainda, e o país que superou guerras e ainda espera a solução de um conflito interminável com a vizinha vem, gradualmente, construindo excelência em diferentes áreas da indústria. 


No ramo automotivo não é diferente, e a Kia, a passos calculados, constrói junto à Hyundai uma família cada vez mais unificada de modelos eletrificados, aproveitando uma receita comum que parece dar certo.

O Kia Niro, que acaba de chegar ao Brasil, é um dos expoentes dessa revolução: ele aproveita grandes virtudes de outros modelos da marca, adaptando-as às suas propostas. 


O Niro chega ao Brasil em duas versões: a mais barata, EX, parte de R$ 204.990, e já traz uma lista satisfatória de opcionais. O topo de linha Niro SX Prestige custa R$ 239.990, acrescentando faróis com projetores em leds, teto solar, ajuste elétrico do banco do carona e recursos de direção autônoma, entre outros detalhes. 


Estilo ousado

Uma dessas propostas é o design atrevido, e a recepção dos seguidores de QUATRO RODAS no Instagram sugere que, ao contrário da Hyundai, a Kia vem acertando a mão no estilo diferente que dá aos seus carros. 

Principalmente a traseira do Niro — com lanternas em forma de bumerangue que ficam totalmente na coluna C — foi bem elogiada pelos público, que também curtiu a releitura do “nariz de tigre” na dianteira, onde há projetores retangulares e DRLs em ângulos bem marcados, dando aspecto tridimensional ao conjunto de iluminação. 


Outro possibilidade de personalização está na coluna traseira, que pode ser pintada em cores bem diferentes da carroceria sem custo adicional. Além das oito tonalidades principais, há quatro opções à coluna: verde, cinza, preto e laranja, num total de 17 combinações. 

Chamada de aeropillar, a peça é customizável sem custo adicional; a postura vertical da lanterna contribui bastante para a sensação de tamanho do Niro e pequenos dutos de ar entre o chassi e as peças de iluminação contribuem para a eficiência aerodinâmica, acima da média. 

Consumo excelente 

O novo Kia Niro ainda não foi testado por QUATRO RODAS (apenas o antigo, que não chegou a ser lançado), mas os dados do Inmetro são promissores por si. Nas medições oficiais, o carro cravou 19,8 km/l de gasolina na cidade e 17,7 km/l na estrada. O consumo melhor em cenário urbano, inclusive, entrega que o SUV médio da Kia é um modelo híbrido; nesse caso, um HEV.


Também chamado de híbrido convencional, esse tipo de eletrificação corresponde ao mesmo aplicado na linha Toyota Corolla e Corolla Cross. Nesse arranjo — mais avançado que um híbrido leve — o motor 1.6 aspirado (105 cv/14,8 kgfm) funciona só em médias e altas velocidades. Em baixas, quem assume a movimentação é o elétrico de 43 cv. 


Mesmo assim, o motor elétrico atua em conjunto com o 1.6 na maioria das vezes. Além de entregar 17,3 kgfm instantaneamente, ele permite que o motor a combustão funcione o mais próximo possível de sua faixa mais eficiente, permitindo tais números de consumo. 


A potência combinada do conjunto é de 141 cv, portanto não espere comportamento esportivo do Niro, cuja máxima é limitada a 175 km/h. A grande diferença dinâmica está na oferta rápida do torque combinado, de satisfatórios 27 kgfm, em sensação semelhante à de um motor diesel e com o ponto positivo de não haver o lag que o 1.3 turbo do Compass, por exemplo, com 27,5 kgfm, tem. 


Ainda que a posição de dirigir seja elevada e o Niro transmita a sensação de ser bem pesado, a plataforma K3 com suspensão multilink na traseira se sai muito bem, evitando principalmente a rolagem dos passageiros em curvas mais acentuadas.

A generosa camada de sistemas de segurança e automação veicular também auxilia na prevenção de diferentes tipos de acidentes, e as cinco estrelas do utilitário no Euro NCAP e no NHTSA mostram que o projeto não dá ponto sem nó. 


Conforto pleno 

Se por fora o Niro adota um visual bem distinto de outros Kia, por dentro o novo padrão de interiores da marca é aplicado em totalidade. A começar pelo painel, que traz quadro de instrumentos digital de 10,25’’ e outra tela do mesmo tamanho, que serve de central multimídia e está unida sob a mesma moldura. 


Também há uma engenhosa barra touchscreen, que alterna seus botões entre os comandos de ar-condicionado e mídia. Elegante, o mecanismo também conta com dois seletores giratórios que permitem ao motorista comandar a temperatura do vento e o volume do som apenas pelo tato, poupando tempo e risco. O Niro ainda conta com Android Auto e Apple Carplay sem fio, com carregamento por indução disponível na versão topo de linha SX Prestige. 

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